Bota-abaixismo

Este termo terá sido inventado por José Sócrates para desvalorizar as críticas àquilo a que continua a chamar a governação, substituindo sem grandes vantagens estéticas a expressão “crítica destrutiva”. Com o olhar exsudando confiança, a mão direita em pose onanística a acompanhar ritmadamente, como convém, a cadência de um discurso que é feito apenas de cadência, recoberto de crescendos cabotinos a pedir o aplauso combinado, Sócrates grita contra o bota-abaixismo de que o país não precisa. E quem é que sabe de que precisa o país? Sócrates, pois claro, porque o país, na sua opinião, precisa é de optimismo, de confiança, de determinação ou de quaisquer outros três sinónimos, desde que sejam três, porque político que se preze fala sempre em ritmo ternário. E Sócrates é um político que se preza.

O bota-abaixismo reduz-se, então, segundo o Sócrates que tudo sabe, a qualquer opinião contrária à sua, a qualquer contestação às medidas tomadas pelo seu governo. O praticante do bota-abaixismo – certamente o bota-abaixista – é, assim, um terrorista irresponsável cujo único objectivo é minar as acções clarividentes dos ilustrados que governam. É claro que o discurso permanentemente iluminado de um homem que em cada espelho vê um ser providencial não contemplaria nunca a hipótese de que uma opinião contrária pudesse ser razoável.

É claro que a única novidade está na escolha dessa palavra de beleza duvidosa: o conceito da crítica como mero bota-abaixismo tem sido sempre utilizado por quem governa, variando apenas o vocabulário e a cor do cartão.

Entretanto, penso que não devíamos ficar por aqui. Proponho a criação do verbo bota-abaixar, sendo ainda possível antever o nascimento do seu antónimo, bota-alevantar. Sempre com o objectivo de enriquecer a língua e providenciar aos políticos mais termos comiciáveis, proponho, ainda, a invenção de bota-foguismo e bota-fumeirismo, não sei ainda com que significados, mas prevejo aplausos extáticos da turba, de plebe, do povo.

Anúncios

One thought on “Bota-abaixismo

  1. O homem é realmente um Iluminado, há até quem diga, ter poder para curas
    Andei aqui á procura, mas já não sei onde vi isso, uma fotografia muito parecida com essa, em que o guru José Sócrates está a fazer um exorcismo ao governo
    Fiquei estupefacto com aquele enxame de inúteis a sair-lhe pela boca

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s